Dicas para o IELTS

Como estamos nos preparando?

Slide1

Dicas para o IELTS

           Após a escolha do país que você tem interesse pela imigração e durante mesmo seus estudos sobre os processos para aplicação para este fim, acreditamos que a etapa mais importante e que deve ser bastante enfocada é o estudo do idioma local, independentemente de seu processo requisitar ou não um teste de proficiência.
Mas por que vocês dizem isso família!? Simples, a não ser que seu intuito ao imigrar seja fugir e se exilar de qualquer tipo de sociedade (se tornando um pseudo homem/mulher das cavernas), você precisará se comunicar, seja para trabalhar, se relacionar e fazer novos amigos, ou até mesmo para ir no mercadinho da esquina, afinal nem sempre a “mundial língua dos sinais” funcionará, e sem dúvida alguma o mínimo provável a se alcançar, caso não tenha estudado o idioma local, será um quadro de depressão.

Até o Whisky está estudando! rs
Até o Whisky está estudando! rs

             Mas falando de nós especificamente agora, quando se tem o intuito de fazer um college no Canadá, uma das exigências para tal é justamente o inglês, mas não basta simplesmente chegar para a direção da instituição e dizer “Hello! I do speak english!”… Para se aplicar para qualquer curso eles costumam exigir uma nota mínima (que vai variar dependendo dos diferentes tipos de objetivos) em um dos órgãos responsáveis por realizar o teste de proficiência do idioma.

             E é aí que chegamos no principal intuito deste post, falar do tão temido e respeitado IELTS (International English Language Testing System). Sabemos que os dois principais órgãos de teste de proficiência no inglês, e mais aceitos pelo mundo, são o TOEFL e o IELTS. Para escolher entre um ou outro, vai depender de qual deles seu college indica, apesar de que na maioria dos casos ambos podem ser aceitos, mas é bom se informar direitinho! O que podemos dizer é que qualquer um dos dois apresentam estruturas bastante parecidas, assim como grau de dificuldade e preço para sua realização. No nosso caso, optamos pelo IELTS!

world_speaks_ielts

             Não entraremos no mérito dos pequenos detalhes da estrutura e pontuação da prova, se não este post ficará muito grande e talvez maçante, mas deixaremos ao final alguns links com informações legais sobre isso, caso seja de seu interesse.
O que podemos falar é que essas provas geralmente são aplicadas mensalmente em quase todas (se não todas…) capitais brasileiras, sob a “bagatela” de R$500,00, então prepare-se, caso contrário estará jogando uma boa quantia fora! Durante este teste, você será avaliado nos quesitos Speaking, Listening, Writting e Reading. O Speaking, com duração de 15 minutos em média, pode ser feito no mesmo dia das outras provas, ou em outra data, a ser avisada com bastante antecedência. Os outros 3 quesitos são realizados sempre no mesmo dia, sendo reservados 40 minutos para o Listening, 60 minutos para o Writting e mais 60 minutos para o Reading.
E como estamos estudando, você nos perguntaria… Nossa resposta seria simples: Inclua o inglês em tudo que esteja relacionado ao seu dia-a-dia. Sim, SERIA, mas não é, afinal vivemos no Brasil e infelizmente aqui as pessoas não falam inglês, pouquíssimas tem conhecimento deste idioma, então praticar no dia-a-dia não é tarefa das mais fáceis. O que temos feito e deixamos como dicas para o IELTS é lançar mão, ao máximo, do que a tecnologia tem a nos oferecer, procuramos baixar filmes/séries sem legendas ou com legendas em inglês, nossos celulares com certeza possuem apps de dicionários em inglês, bem como alguns joguinhos relacionados a vocabulários (procurem pelos da British Council). Por último, temos feito alguns cursos online muito bons do site Future Learn e assistido algumas aulas do canal do YouTube EngVid (também deixaremos abaixo seus links).
Bom, não sabemos se será suficiente, mas sentimos uma considerável diferença em nosso nível, desde que começamos nossos planejamentos. Agora nos diga, o que acham disso, estão lançando mão de mais algum recurso? Tem alguma outra dica para nos dar? We are looking forward to your tips! ; )
Esperamos que os links abaixo sejam úteis para vocês assim como está sendo para nós! Mãos a obra and let’s practice!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s