Morar no Canadá: Winnipeg, Manitoba!

Canadá para Brasileiros: Morar no Canadá?! WinnipegOlá pessoal!!

Iniciando a série de cidades que estamos pesquisando! Aí vai Winnipeg!!

Nossa primeira opção, que aliás passamos um bom tempo com a idéia fixa de que iríamos pra lá, estudando cada detalhe possível, foi WINNIPEG que fica na província de MANITOBA.
Winnipeg é uma cidade de médio a grande porte, com cerca de 700 mil habitantes, e uma comunidade brasileira bastante grande (ao menos acreditamos que sim, a julgar pela quantidade de blogs, canais do YouTube e sites dos brasileiros que por lá vivem… Ao final podemos deixar alguns desses conteúdos que acompanhamos frequentemente). Talvez esse tenha sido um fator que nos prendeu à cidade durante um bom tempo, afinal, quanto mais experiências relatadas e detalhadas de brasileiros em uma região, mais preparados para a mesma podemos chegar, certo!?

Vamos a alguns fatos interessantes (sejam vantajosos ou desvantajosos) de lá!?

Segundo muitos relatos, é uma cidade com muitos imigrantes e portanto muito receptiva e acostumada com eles, tendo inclusive alguns órgãos interessantes de SUPORTE AOS “NEWCOMERS“… Manitoba Start ( http://manitobastart.com/ ) é um deles e já ouvimos dizer que o serviço prestado é tão bom que algumas outras províncias começam a se movimentar no sentido de captar algumas informações para fazer o mesmo. Ponto para Winnipeg! 🙂 rs

Nosso próximo ponto diz respeito à SAÚDE. Muitos blogs e canais do YouTube que vemos dizem que no momento em que pisamos em Winnipeg (claro que após realizadas todas as partes burocráticas, como SIN Number, preenchimento de um formulário de registro para o Manitoba Health, entre outras…) e sendo elegíveis, já estamos cobertos com os serviços básicos e de urgência de saúde. Infelizmente não conseguimos encontrar algum local que nos desse esta informação, o que seria bastante vantajoso em relação à maioria das outras províncias que geralmente possuem uma carência de 3 meses. A única informação oficial que encontramos foi neste site ( http://www.gov.mb.ca/health/mhsip/index.html#Q2 ), a qual diz da necessidade dos mesmos 3 meses de carência. De qualquer forma, 3 meses é um período bastante aceitável e não acho que dê motivos para reclamações, ainda mais quando a maioria dos relatos é positiva quando se precisou deste serviço!

O TRANSPORTE PÚBLICO de Winnipeg é baseado em ônibus, não existe metrô (seja de superfície, seja subterrâneo), e as opiniões dos brasileiros de lá variam bastante, alguns dizem que é suficiente e funciona, outros dizem que sem um carro “rala-se” muito. A informação que consideramos mais valiosa, foi a obtida por meu irmão (Vitor falando) que vive no Canadá, e tem um colega canadense nascido em Winnipeg o qual disse que quando se mora próximo às rotas principais dos ônibus, vive-se muito bem, porém quando não se está perto das mesmas, a coisa fica bem complicada. Como nosso intuito é não ter um carro por um bom tempo, e dependeremos dos transportes públicos, pra ser sinceros, neste quesito ficamos com um pé atrás com Winnipeg uma vez que é uma cidade relativavemente grande e portanto, não ter este serviço numa qualidade de boa a ótima talvez possa nos trazer alguns percalços. Pra quem tiver mais interesse no assunto, aqui está o site oficial do transit de lá: http://winnipegtransit.com/en#

Sobre os CUSTOS DE VIDA o que temos visto é que em média os itens essenciais são BEM mais em conta do que em cidades como Vancouver, mais em conta do que Toronto, e um pouco mais caras do que as províncias chamadas “Marítimas” (New Brunswick, Nova Scotia e Pince Edward Island). Pra se ter uma idéia, segundo relatos, o aluguel de um apartamento de 1 quarto com todas utilities em uma região legal/acessível gira em torno de CAD$900 a CAD$950. E o salário mínimo da província é $10,70 por hora.
http://www.gov.mb.ca/labour/standards/doc,minimum-wage,factsheet.html
Segue um link para quem quiser ter uma visão mais detalhada sobre o custo de vida lá:
http://www.numbeo.com/cost-of-living/city_result.jsp?country=Canada&city=Winnipeg

Sobre SEGURANÇA, o que podemos dizer é que segundo os canadenses, Winnipeg é uma das regiões mais violentas de todo o país. Mas isso não necessariamente quer dizer algo ruim, certo!? Afinal será que eles realmente sabem o que é violência? (rs)… Já pelos relatos da grande maioria dos brasileiros locais, não há com o que se preocupar, pois vivem sem maiores preocupações com o assunto, e nas nossas pesquisas realmente não vimos nenhum relato de alguém dizendo ter sido vítima de qualquer tipo de violência. Acreditamos que a maior parte desses índices “elevados” seja em função do crescimento da região metropolitana sem aparentemente uma política tão boa de integração dos aborígenes locais que acabaram ficando excluídos de tal. Mas pelo que escutamos, geralmente esse violência acaba sendo entre eles mesmos, raramente afetando a comunidade em geral. Para quem tiver interesse, mais dois links que citam esses índices por cidade:
http://www.livingin-canada.com/compare-canadian-cities.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Crime_in_Canada

Por último, mas não menos importante (ao menos pra nós!), vem os preços dos COLLEGES! Na província e acreditamos que na própria cidade existem outros, mas o que tivemos mais referências e portanto informações, foi o Red River College ( http://www.rrc.ca ), aparentemente com bastante experiência com alunos internacionais e em todas as vezes que entramos em contato, foram sempre bastante prestativos e rápidos na resposta! Inclusive pra quem não se sente seguro em entrar em contato com a instituição diretamente e prefere o conforto de ter alguém aconselhando e intermediando os processos, recomendamos dar uma olhada no site da Realize Canadá ( http://www.realizecanada.com ), uma empresa brasileira com muita experiência no assunto, vimos alguns vídeos/matérias interessantes e explicativos sobre o college e a empresa).
Mas vamos aos preços, né!? Claro que generalizar assim é complicado, o ideal é dar uma olhada no site da instituição, buscar pelo seu programa de interesse e ver o real custo, mas mais ou menos, seja na Red River, seja nos outros de Winnipeg, o custo total (tuition, fees e books + supplies) por ano gira em torno de CAD$11500 à CAD$13500. É um dinheirinho legal eim!? Mas vocês verão nos próximos posts que está longe de ser dos mais caros, e que também existem outras províncias com custos menores, mas deixaremos um “suspense” no ar…rs
Bom pessoal, nossas pesquisas se basearam nestes quesitos, e vocês, acham interessante pesquisar algo além disso? E vocês brasileiros em Winnipeg que por ventura venham a ler isso, concordam com os pontos citados? Nos ajude a juntar informações, para que estejamos o melhor possível preparados e façamos nossas escolhas!!

Abaixo listaremos os links de blogs, páginas no Facebook e canais do YouTube que tem nos ajudado muito em nossas pesquisas… Aliás, obrigado à cada um de vocês!! =D

Abaixo um vídeozinho mostrando um pouco de Winnipeg:

Até a próxima cidade!!! 😉

Mari e Vitor

Anúncios

5 comentários em “Morar no Canadá: Winnipeg, Manitoba!

  1. Bem legal o post, ainda mais por se tratar de uma cidade fora do eixo Vancouver-Toronto-Montreal. Quase ninguém considera de cara (incluindo eu e a patroa) as cidades menores, como Winnipeg, Edmonton, Regina, etc. Acredito que vocês devem falar de algumas delas depois… Tamo junto!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite Dan!!
      Ficamos felizes que tenha gostado do post!!
      Pois é… Desde o começo dos nossos planejamentos já havíamos riscado Vancouver (pelo custo alto) e cidades de Quebec (vc sabe o q é não saber nada de francês!?rs)… Toronto seria uma alternativa legal, porém acabamos por não colocá-la… Mas isso não quer dizer que Ontário não se faz presente…rs
      Mas o mais surpreendente de todos não é Winnipeg, nem a cidade de Ontário, e sim a última cidade a ser colocada (suspense…kkkk)…
      Mas e vcs, pretendem fazer um college tbm?Já bateram o martelo pra cidade/província?

      Abraço!

      Curtir

      1. Boa noite!

        Sim sim, gostei bastante.

        No nosso caso, eu vou fazer um college e a patroa estudar inglês. Sobre a cidade, considero bastante Toronto, ou região metropolitana. É a região mais cotada por enquanto.

        Tem um College ótimo que conheço muito bem numa cidade menor, mais ao norte de Toronto; ainda consideramos lá tbm.

        E, por último, Ottawa. Pela minha formação, seria interessante estar na capital do país.

        Ainda não batemos o martelo, mas iremos fazer isso até Jan/Fev. Quase todos os Colleges que pesquiso tem a mesma faixa de preço e qualidade semelhante. Não estamos nos pautando muito por isso. Mas vamos decidir até Janeiro, para eu fazer a matrícula na instituição escolhida.

        Queremos ir em Set/16. Vocês se programam para esta época tbm?

        Curtir

      2. Olá Dan! Sim nós planejamos ir nessa época também, agosto/setembro de 2016! Estamos pesquisando bastante e compartilhando as informações e pra sermos sinceros o valor do college pesa bastante no nosso orçamento! Também avaliamos transporte público, saúde e custo de vida no geral como você viu na postagem. No fim das contas temos que fazer um balanço geral para tomarmos a decisão definitiva. Legal você citar Ottawa! Um lugar lindo! Definitavemente um sonho!!
        Obrigada por acompanhar o blog, espero que esteja sendo útil. Acreditamos que a troca de informações é de grande valia para quem está nesse barco né?! 🙂
        Abraços,
        Mari e Vitor

        Curtir

      3. Com certeza, sempre ajuda.

        Sobre os Colleges, realmente é que mais pesa no orçamento. Eu quis dizer que quase todos que pesquisamos tem os valores muito parecidos.

        Mas, vamos pra frente.

        Abraço.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s