Carne de panela com Cerveja Preta

Receita Prática!!

Mais uma da série “Homens na cozinha”! rs.

Essa carne de panela com cerveja preta é muito BOA além de ser uma RECEITA PRÁTICA!! Segue aí um passo a passo fácil!!!
Para duas pessoas nós geralmente usamos:

Ingredientes:

– Um marido para cortar a carne! 😉

marido

carne de panela

  • 600-700g carne para ensopar (usamos assado inglês) cortada em cubos temperada com alho, cebola, sal e mostarda.
  • 01 pacote de molho de tomate pronto
  • 01 garrafa ou latinha de cerveja preta
  • cenoura
  • batata

Tem gente que usa um pacote de creme de cebola. Nós não usamos, porém se quiser usar não coloque sal na carne já que o creme de cebola é bem salgadinho.

Modo de preparo:

  • Refogue a carne com um fio de azeite para selar,
  • Adicione o molho de tomate e a cerveja preta na pressão por mais ou menos 15 minutos, o tempo vai variar de acordo com a quantidade e a qualidade da carne,
  • Após esse período adicione a cenoura e a batata e coloque na pressão novamente por uns 5 minutinhos,
  • Se ainda tiver muito caldo deixe ferver um pouco para reduzir
  • PRONTO!!!
Refogando a carne! Ela solta água! Depois de selada a gente não espera secar toda a água não! Depois de selada colocamos a cerveja e o molho de tomate!
Molho de tomate e Cerveja Preta!
Molho de tomate e Cerveja Preta!

BATATA e cenoura

carne com cerveja

OBS: Fique atento para não queimar a carne durante esses 15 minutos iniciais, se for pouco caldo para a quantidade de carne que você estiver usando, ele pode secar e a carne grudar no fundo da panela. Uma delícia!!!!! 😉

Até a próxima!!! 🙂

Abraços,

Mari e Vitor

Anúncios

7 comentários em “Carne de panela com Cerveja Preta

    1. Boa noite casal canadense!!

      É… costumamos usar as Malzbiers, de qq marca mesmo… Elas tem um gosto mais adocicado característico. Não sei como fica com essas cervejas pretas mais amargas, mas a graça da culinária está nos testes que fazemos, não!?rs

      Abraços!

      Curtir

  1. Sem querer eu vim parar, provavelmente porque eu estava pesquisando blogs sobre o Canadá e como sendo formado em gastronomia e sendo cervejeiro, deixarei minha opinião.

    Primeiro irei basear-me no seu comentário
    “Interessante! Só preciso encontrar uma cerveja preta por aqui que não seja muito forte. Vou ter que ficar provando uma a uma enquanto isso. Complicou!!! Kkkk”

    As cervejas pretas são assim (forte), devido ao uso de maltes torrados, dando uma características de torrado e muitos brasileiros não são acostumados com isso, além e uma grande quantidade de lúpulo, o que confere o sabor + amargo. Dentre as cervejas pretas, há diversos estilos como Porter, Stout e Black Ipa e várias variações dentro destes estilos e não existe o estilo Malzbier – estou tirando informação do guia oficial elaborado por jurados de concursos de cerveja e que este guia é a base para as cervejarias e nos concursos é que saem os prêmios e as recomendações de como as cervejas podem ser melhoradas.

    Malzibier é produto da sobra de cerveja que iria para o lixo, assim como a Grapa e vinho e é adicionado um malte caramelo, que dá um sabor adocicado e corante para deixar o produto escuro. Dificilmente encontrará este produto em outro país, sendo que ele é feito apenas para empurrar ao consumidor e ter um maior lucro com a cerveja fabricado, evitando desperdício.

    Se deseja fazer uma receita de carne na cerveja e ter uma cerveja doce, podem usar cervejas do estilo Belgian Blond Ale ou uma Belgian Dubbel, que são estilos de cerveja maravilhosas e acabam sendo um pouco doce.

    Como dubbel, podes procurar pela Chimay Première, que é feita na bélgica e fácil de achar ou quem sabe a Mons Abbey Dubbel que é feita no Canadá por uma cervejaria de Quebec e é bem avaliada em um site de cerveja, pelos usuários do site.
    Como exemplo de Belgian Blond Ale, podes usar a Canadense Spring Maple Belgian Blonde Ale ou a belga Orval Trappist Ale.

    Aproveita também para experimentar a cerveja que vai na panela.

    E lembre-se: Cerveja não vai ao congelador e sim a geladeira. Cerveja estupidamente gelada, serve apenas para ser tomada com cervejas ruins, que são feitas com muito milho ou arroz e o seu gosto é horrível e estando trincando, as suas papilas gustativas ficarão adormecidas e não sentirás o verdadeiro gosto da cerveja. O bom é tomá-la gelada, não estupidamente gelada e ir apreciando-a aos poucos, pois a boa cerveja, vai esquentando e continua boa.

    Curtir

    1. Olá chef Rodrigo!

      Muito obrigado pelas dicas… Com certeza é de grande valia pra quem tem um gosto mais refinado com cervejas!
      Mas nosso intuito com o post era apenas dar uma dica de receita prática, rápida, barata e, ao menos pra nós, boa … Não tínhamos a pretensão de fazer um prato mais refinado e/ou “gourmet”… Até pq, eu ao menos (Vitor), se fosse pagar caro em uma dessas cervejas, seria pra eu tomar, não pra usar como tempero da comida…rs

      Mas de qq forma, muito obrigado, suas informções são bem legais!

      Abraços e sucesso!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s