Minha experiência com o TOEFL

E aí, pessoal?! Vou compartilhar minha experiência com o TOEFL ibt, como me preparei para a prova, como é o teste e o resultado de tanta dedicação! 🙂IMG_20160219_202605046

Depois de muito esperar pela abertura de vagas para o IELTS em Vitória, resolvi me inscrever para o TOEFL ibt na cidade de Colatina-ES que foi a prova mais próxima de Vila Velha-ES. Até hoje nada de IELTS por aqui…Pensei em fazer o CAEL ou PTE em SP, mas considerando o que gastaríamos com passagens aéreas e deslocamentos por SP, a opção do TOEFL ibt foi mais viável. Estava vigiando a abertura de vagas para o IELTS no ES desde agosto de 2015. Vi o valor subir de R$500,00 , R$600,00 e chegar aos R$700,00 e nada de vagas…até que desisti e me joguei no TOEFL. Também nada barato…$215,00 que na conversão somado com IOF saiu por R$960,00.

Como me preparei?
Tive 03 intensas semanas para me preparar para a prova e atingir um nível suficiente para tirar no mínimo 80. Estudei muuuito. Meus finais de semana foram junto ao computador treinando reading, listening, speaking e writing enquanto Vitor cuidava da casa e do Whisky! Durante a semana, mesmo cansada depois do trabalho também dediquei várias horas nos estudos.
whisky com geloComprei o material oficial da ETS- The official guide to the TOEFL test por $21,95. É um ebook que explica toda a prova e vem com 03 simulados! Valeu muito a pena!
Também fiz um cursinho preparatório online nessas 03 semanas. Me ajudou bastante porque tive correção dos writings e speakings por professores habituados com o TOEFL. Como fiz o curso num intervalo de tempo muito corrido não consegui receber todas as correções das atividades do curso antes do dia da minha prova. Fiz a prova num sábado e na segunda e terça-feira após a prova continuei recebendo correções…rs. Além do curso baixei um aplicativo no celular chamado TOEFL Speaking Master que segue exatamente o padrão da prova e foi super útil para treinar ainda mais a parte de speaking!
Lembrando que desde do ano passado que eu estava estudando inglês sozinha com os diversos recursos online que temos disponíveis. No post de como se preparar para o IELTS (Dicas para o IELTS) nós citamos alguns sites que usei nessa preparação. Confere lá porque tem alguns sites legais.
Nunca fiz intercâmbio ou morei fora do país então considero meu inglês intermediário-avançado e temos nos dedicado bastante para atingir o melhor nível possível. Com tanta dedicação vem a recompensa! E 06 dias depois do teste recebi meu score! Fiquei mega feliz com meu score acima dos 80! 🙂

Como é a prova?
IMG_20160219_202849754Super cansativa!! rs
A prova é dividida em 04 partes, reading, listening, speaking e writing. Cada uma vale de 0-30 pontos. No meu caso eu não poderia ter nenhuma nota abaixo de 20. Isso depende de cada college ou university. Tem que olhar no site da instituição que você deseja estudar qual a pontuação exigida.
1) Reading: Dura em torno de 60 minutos com 03 textos com 12-14 perguntas por texto, ou seja são 20 minutos para cada 14 perguntas. Também existe prova com 04 textos, nesse caso a duração do reading vai para 80 minutos. Eu peguei uma prova com 03 textos! Terminando o tempo do reading o teste vai automaticamente para o listening.
2) Listening: Dura em torno de 60-90 minutos, depende da quantidade de lectures e conversations que temos que ouvir. O meu durou 60 minutos!  São de 4-6 lectures com 06 questões cada e 2-3 conversations com 05 questões cada. O tempo voa!! E mesmo muito treinada com esse tipo de questão o cronômetro do meu computador algumas vezes piscava avisando que meu tempo estava acabando! Tenso!!
3) Speaking: Dura 20 minutos e são 06 questões que devem ser respondidas e gravadas no computador. As 02 primeiras são questões sobre tópicos mais familiares nas quais o computador te faz a pergunta e você dá sua resposta no tempo solicitado de 30 segundos…nem mais nem menos! As demais questões envolve listening sempre sobre assuntos acadêmicos. Escutamos um lecture e depois respondemos no tempo solicitado! Assim que soar o bip sua resposta começará a ser gravada, temos alguns segundos para nos preparar…nesse tempo a garganta fica seca e a mão treme! rsrs Pelo menos comigo foi assim! O app TOEFL Speaking Master você consegue ter uma boa noção dos tipos de perguntas e ajustar seu timming nas repostas. Se eles pedem 60 segundos de resposta, sua resposta tem que ter 60 segundos e não 57 seg! Pois é…03 segundos podem baixar seu score! Me deu um alívio muito grande quando acabei o speaking e fui para o writing! Prefiro escrever a falar! kkkkk
4) Writing: Dura 50 minutos e são 02 redações. A primeira chama-se Integrated Writing e envolve read/listen/write. Você lê um texto em 03 minutos, depois escuta uma aula de mais ou menos 2 minutos sobre aquele assunto. Após esse tempo temos 20 minutos para desenvolver a redação com 150-225 palavras. A segunda redação chama-se Independent Writing e escrevemos sobre nossa própria experiência acerca de um tema proposto. São 30 minutos para escrever no mínimo 300 palavras.

Dicas!
Minha dica para o TOEFL é estudar, ter foco e se dedicar!  Tem muito material online, aplicativos e cursos. O teste é cansativo e apesar de durar 4 horas, o tempo é muito corrido! Prepare-se para a prova!

Resultado!
A ETS pede um prazo de 10 dias para divulgar o resultado. O meu score saiu em 06 dias e recebi uma mensagem por email avisando que meu score já estava disponível! A felicidade foi total quando vi todas as notas acima de 20! Que alívio!! Dedicação recompensada e um passo super importante para nosso objetivo de estudar no Canadá foi alcançado!
Uma boa moquequinha de camarão junto com a família fechou essa etapa com chave de ouro! 🙂  whisky com gelo

Boa sorte a todos que vão fazer o TOEFL ibt ou outra prova de proficiência!
Dedique-se e colha os frutos!!

Abraços,

Mariana

 

 

 

21 comentários em “Minha experiência com o TOEFL

    1. Olá Andressa! Você vai fazer a prova em Colatina? Bom, a equipe responsável pela aplicação da prova era super simpática. Tinha até um bolo com café do lado de fora da sala. A sala não estava cheia, deveria ter no máximo 10 pessoas. Minha prova estava marcada para 9 horas e eu cheguei por volta de 8:20h. Conforme as pessoas iam chegando já iniciavam a prova. Quando comecei a minha já tinha gente fazendo o listening (2a. parte da prova). O headset é muito bom, não tive nenhum problema em ouvir os áudios porque o som é bem claro. Porém começamos a prova pelo reading e como disse já tinha gente no listening, e eu ouvia o listening dessa pessoa. Me desconcentrou um pouco para fazer meu reading (que não estava fácil). Quando eu estava ouvindo os áudios no meu listening aí já não ouvia mais nada na sala porque o headset isola perfeitamente o som. Entretanto quando meu áudio acabava e eu tinha que ler a pergunta, novamente eu ouvia o listening da outra pessoa. Mas como as pessoas não estão todas na mesma etapa durante a prova, na parte do speaking não fica aquele caos com todo mundo falando ao mesmo tempo. Achei a equipe excelente, a sala muito boa e confortável. A única coisa que me atrapalhou um pouco foi o fato de ouvir o som dos outros, rs. Mas deu pra fazer!

      Curtir

    1. Olá Itinha!

      Depende de qual processo você quer saber… Acredito que pro visto de PR só são aceitos 2 testes de proficiência em inglês, um deles é o IELTS e o outro não tenho certeza qual o nome, mas se não me engano só é aplicado por lá…
      Então como pode ver, pro tipo de visto citado tenho certeza que o TOEFL não é aceito, mas ele é aceito de forma bastante abrangente entre diversos colleges Canadenses. Então assim, ele não será apresentado diretamente ao CIC, com o intuito de obter o visto de estudante… Ele vai ser apresentado ao College, com o intuito de recebermos a Letter of Acceptance (LoA), e então, essa LoA será apresentada ao CIC para que possamos receber o Study Permit… Entendeu ou ficou muito confuso!?rs

      Espero ter ajudado!

      Abraços!

      Curtir

      1. Oie casal,

        Sim sim entendi, então ele equivale ao IELTS Academic. Realmente para o PR não pode é o General rsrs!
        Vocês vão aplicar para qual college, já escolheram?

        Abraços e boa sorte!

        Curtir

  1. Oi mari e Vitor eu também sou do ES, estou me planejando ir para o Canada com a minha família. Eu moro em Cariacica e trabalho em Vitória, seria possível vocês me aceitarem no Face?.

    Grato
    Paulo Cesar

    Curtir

    1. Olá Paulo, tudo bom!?

      Que legal conhecer mais gente do ES que tbm compartilha deste sonho!!

      Temos uma página no Face com o mesmo nome do blog, vc conhece!? É só dar um like lá, a gente nem precisa aceitar, já é automático!

      Abração e sucesso nessa empreitada!!

      Curtir

    1. kkkkkkk
      Coisas que só acontecem no ES…rs
      Fazer o que né!?
      Tenta também, acho que ficar esperando pelo IELTS é um atraso… Acabou inclusive atrapalhando um pouco nossos planos!
      Você também tem planos de estudar no Canadá?

      Abraços e boa sorte!

      Curtir

  2. Oi pessoal. Estou no mesmo plano de vocês. Vou fazer o meu TOEFL semana que vem. Você poderia compartilhar quais foram os seus scores? No simulado estou fazendo 69% da prova, mas não me sinto segura =/

    Curtir

    1. Olá, Fran!! Como foi sua prova? Também não me sentia segura para fazê-la e fui bem nervosa! rs Mas fiz 70% da prova o que foi um pouco abaixo dos simulados mas suficiente! Gostaria de ter feito mais, claro, porém foi difícil manter a calma! Abraços e sucesso!

      Curtir

      1. Oi Mari, só vi a sua resposta um mês depois hahhaha. Acabei hiper nervosa na hora da prova perdi muito tempo tentando acalmar. Os temas foram 100% mais difíceis que os dos simulados, mas mesmo assim comesgui 70% de aproveitamento. Já enviei meus resultados para alguns colleges e fui aceita. Ufa!

        Curtir

      2. Me inscrevi para Conestoga em Kitchener e Centennial e Seneca em Toronto. Ainda estou esperando a resposta da Conestoga que é a minha primeira opção. Acredito que o curso na Conestoga pode agregar mais valor a minha carreira.

        Curtir

    1. Olá, Andressa. Fiz o curso preparatório Passe no TOEFL IBT da Fernanda Frattarola. Com certeza foi a chave fundamental para atingir a pontuação que eu precisava. Fiz o curso em 3 semanas e foi super corrido. Acredito que vale mais a pena programar um tempo um pouco maior para o curso pois eu não recebia todas as correções dos exercícios no tempo que eu gostaria. Recebi as últimas correções 22h da noite na véspera da minha prova que seria as 9h do dia seguinte! Na verdade, continuei recebendo correções na semana seguinte, inclusive pedindo para que eu refizesse alguns exercícios. Mas já tinha feito a prova…Fiquei bem tensa com isso. O curso é muito bom mas não recomendo fazer no tempo que fiz. Se você tiver mais tempo aí vale muito a pena! Abraços e sucesso!

      Curtir

Deixe um comentário

